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Orientações Gerais

O Departamento de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) identificou nos últimos meses diversos incidentes provocados por malwares (códigos maliciosos), que agem como os vírus de computador, inutilizando de forma definitiva documentos e arquivos armazenados no computador. Nos casos identificados, o malware danificou diversos arquivos e documentos importantes dos usuários. Nas ocorrências em que os documentos estavam salvos somente no computador do usuário (ou seja, não estavam salvos na rede da SES), os arquivos foram perdidos, sem possibilidade de recuperação. Existem relatos de infecção do malware mesmo em computadores com antivírus instalado e atualizado.
 
 
Enquanto o DGTI realiza diversas ações para evitar novos incidentes, solicitamos que todos os usuários da SES adotem, de forma definitiva, as seguintes recomendações:
 
1- Não salvar (ou manter) arquivos importantes nas estações de trabalho: todos os arquivos e documentos (necessários para o trabalho) devem ser salvos no servidor de arquivos da SES. Cada Departamento possui uma pasta na rede (em \\SESPAEFS03). Dessa forma, caso ocorra um incidente, existe a possibilidade de recuperação através de backup da rede.
 
2- Evitar o uso de pendrives ou dispositivos de armazenamento externo: uma das maiores causas de infecção por vírus e malwares é através destes dispositivos, que muitas vezes foram utilizados em equipamentos infectados. 
 
3- Não baixar arquivos desconhecidos (ou suspeitos) encaminhados por e-mail, mesmo que seja encaminhado por pessoa/contato conhecido.
 
4- Não acessar links de sites com reputação duvidosa. Não clique em links a menos que se tenha certeza de que o arquivo ou site são confiáveis.
 
5- Verificar se o seu antivírus está ativo e atualizado. Caso não esteja, o usuário deverá abrir chamado técnico ao DGTI.
 
A aplicação das recomendações acima não elimina a possibilidade de infecção, porém minimiza consideravelmente a possibilidade de perda definitiva de documentos importantes, principalmente se a recomendação nº 1 estiver sendo seguida. Caso seu Departamento não possua uma pasta na rede, solicite a criação desta através da abertura de chamado técnico no DGTI. 
 
Em caso de dúvida, abrir chamado técnico através do link:  http://dgti/glpi/front/helpdesk.public.php?create_ticket=1
 
Atenciosamente,
Departamento de Gestão em Tecnologia da Informação. 
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